PLAY

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TA AMARRADO!



TA AMARRADO!

Talvez de tanto ouvirmos falar, não só este mas, tantos chavões mágicos do tipo “Tá amarrado”, vemos que muito mais do que Teológica, vivemos uma “Igreja Cultural”. Falou o povo gostou, virou “divino”. Estes dias vendo um material do Luiz Sayão na internet, me chamou muito a atenção uma parte em que dizia: “crente estava andando na igreja e tropeça por causa do sapato, e o outro diz: “Tá amarrado!”. E ele responde que na verdade estava era “desamarrado” o seu cadarço.

Poderia ser tema de outro post pegarmos as frases de efeito, ou os bordões gospel contemporâneos e analisarmos segundo a palavra de Deus. Certamente ficaríamos aterrorizados.

Mas e o diabo está amarrado ou precisamos caprichar mais?

Vejamos algumas passagens bíblicas, talvez tenhamos uma luz que nos guie neste assunto tão polêmico, pois envolve várias posições teológicas, uma delas seria a questão do Milênio (Apo 20), que não é nosso temo agora, vejamos apenas outras implicações.

Primeiro é preciso dizer que diabo não é um SUBSTANTIVO, mas um ADJETIVO!

Não conhecemos o nome deste que era por origem um Querubim. Tudo que temos na bíblia são apenas adjetivos que dão “qualidade” ao substantivo, se é podemos falar assim do “tinhoso”, que seria mais um adjetivo popular. Vejamos alguns adjetivos bíblicos:

· abadom - Ap 9:11, significa destruição
· acusador - Ap 12:10
· adversário - 1 Pd 5:8
· anjo de luz - 2 Co 11:14
· anjo do abismo - Ap 9:11
· apoliom - Ap 9:11, destruidor
· belial - 2 Co 6:15
· belzebu - Mt 12:24
· deus deste mundo - 1 Co 4:4
· diabo - Mt 4:1, vem de "bode"
· dragão - Ap 12:7
· dragão vermelho - Ap 12:3
· espírito do anticristo - 1 Jo 4:3
· espírito que atua nos filhos da desobediência - Ef 2:2
· homicida - Jo 8:44
· imperador da morte - Hb 2:14
· inimigo - Mt 13:39
· ladrão - Jo 10:10
· leão - 1 Pd 5:8
· lobo - Jo 10:12
· lúcifer - Is 14:12, aparece assim em algumas
traduções da expressão "estrela brilhante"
· maligno - Mt 13:19
· mentiroso - Jo 8:44
· mercenário - Jo 10:12
· pai - Jo 8:44
· pai da mentira - Jo 8:44
· poder das trevas - Cl 1:13
· príncipe das trevas - Ef 6:12
· príncipe deste mundo - Jo 12:31
· príncipe dos poderes do ar - Ef 2:2
· querubim protetor - Ez 28:16
· querubim ungido - Ez 28:14
· rei de Tiro - Ez 28:12
· satanás - Jo 13:27, significa adversário, acusador
· serpente - Ap 12:9
· tentador - Mt 4:3
· valente - Lc 11:21


É por certo que não teríamos relato de seu verdadeiro nome, pois isto é um privilégio! Deus conhece as estrelas pela nome (Is 40:26) e talvez nesta que, seja parábola, seja um fato real (alguns teólogos sustentam ser um fato, pois em suas parábolas, Jesus não costuma citar nomes próprios para os personagens), mas sabemos apenas o nome do honrado que é o pobre Lazaro (Luc 16:19). O rico porém em perdição eterna, teve seu nome no esquecimento.

“Desapareça a sua posteridade, O SEU NOME SEJA APAGADO na seguinte geração. Salmos 109:13”

“Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; APAGASTE O SEU NOME PARA SEMPRE e eternamente. Salmos 9:5”

Vejamos algumas passagens:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18”

Parece que antes a pregação da palavra de Deus era restrito a Israel, como que uma barreira que impedisse o progresso para outras nações (Ef 2:14). O caminho que Jesus percorre estaria sempre ligado a Judeia, Jerusalém, Cafarnaum, Nazareth, etc... Quando Jesus envia os doze para fazer missões (Mat 10:5) pede explicitamente que não tomem rumo de gentios, “não saiam do seu quadrado!”

Mas porque será estas ordens de Jesus?

Será se o plano da redenção nunca contemplou outros povos? Jesus veio apenas para Israel?

“Ainda tenho OUTRAS OVELHAS QUE NÃO SÃO DESTE APRISCO; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16”

Mas porque então que Jesus diz estas coisas, será se ainda não podiam?

“Ou, como pode alguém entrar em casa do HOMEM VALENTE (diabo), e furtar os seus bens, se primeiro não AMARRAR O VALENTE, saqueando então a sua casa? Mateus 12:29”

Ué, mas o valente está ou não amarrado? Ou quando ele foi ou será amarrado?

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte (Jesus na Cruz) ANIQUILASSE O QUE TINHA O IMPÉRIO DA MORTE, ISTO É, O DIABO; Hebreus 2:14”

“Aniquilasse” aqui é literal, é extinguir, destruir totalmente. O diabo então foi TOTALMENTE destruído na cruz, ele foi amarrado por Jesus na cruz do calvário. Em Genesis 3:15, Deus diz a satanás que ele morderia o calcanhar do “descendente” (Gl 4:16) da mulher e Ele pisaria no seu calcanhar. Vejo pessoas fazendo em seus “shows da fé” dizendo: “Pisa na cabeça do tinhoso”. Jesus fez por mim isto na cruz, pois por minhas próprias forças ou poderes miraculosos teria o mesmo destino dele, tormento eterno (Mat 25:41). O fato e que na Cruz Jesus foi morto pela “picada do diabo” que realmente o matou, porém ao mesmo tempo em que foi picado, pisou e “aniquilou” o diabo na cruz.

Ainda poderíamos ter dúvidas em quanto este “efeito” destruidor seria realmente aplicado.

Então vejamos quando isto de fato aconteceu:

“AGORA é o juízo deste mundo; AGORA será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31”

Quando será expulso o príncipe deste mundo? Não diz quando Eu tornar a voltar mas diz de maneira clara e explicita que AGORA, o príncipe deste mundo será expulso, aniquilado e destruído, este príncipe, a saber, a antiga serpente o diabo (Apo 12:9).

Caminhando para o final, Paulo em sua carta aos colossenses nos dá ricas informações inspiradas pelo Espirito Santo:

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, CRAVANDO-A NA CRUZ.
E, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, OS EXPÔS PUBLICAMENTE E DELES TRIUNFOU EM SI MESMO. Colossenses 2:14-15”

Paulo usa aqui termos militares. Existia um escrito de dívida contra eu e você. E esta passagem esperançosa, parece uma batalha militar em que Jesus na cruz triunfa de seus inimigos (principados e potestades) e expõem eles publicamente. Lembramos aqui, a palavra “despojar” significa que após uma batalha vitoriosa, o povo vencedor numa guerra geralmente pegaria as mulheres daquele povo, seus bens e posses, voltaria para casa com os homens derrotados feitos de escravos. Em quase todas as ocasiões, pelados e acorrentados, desfilariam publicamente no território inimigo como fracassados e perdidos para o fim de suas vidas, DESPOJADOS então publicamente.

É evidente que o diabo já está há mais de 2000 mil e poucos anos, acorrentado, aniquilado, destruído. Não digo com isso que ele não pode mais agir, preparar ciladas, mas não pode mais enganar as nações, impedir que o evangelho da salvação se propague. Agora podemos pregar o evangelho entre os povos, outrora estávamos impedidos. O “tinhoso” perdeu a função de diabo e acusador, como no caso de Jó. Ele não tem mais esta função ou poder, para isto ele está totalmente impedido pois esta curiosamente “AMARRADO!”

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:19-20”


Fonte: PEDRO FERNANDES-
Reforma que Passa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://www.elo7.com.br/meuquartinhoateliemv

Professora Marcia Valeria


http://professoramarciavaleria.blogspot.com.br/


https://www.facebook.com/preceitosbiblicos/?fref=ts


"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens." Colossenses 3:23

Postagens populares

DEFICIÊNCIAS ( Mario Quintana )


"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo"
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"
Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser
miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 e morto em 05/05/1994 .